
Alerta da Anvisa: produtos irregulares são recolhidos do mercado
Este artigo aborda alerta da anvisa: produtos irregulares são recolhidos do mercado de forma detalhada e completa, explorando os principais aspectos relacionados ao tema.
Risco à saúde: molho de tomate com pedaços de vidro
A Anvisa emitiu um alerta sobre o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, devido à presença de pedaços de vidro. Essa medida foi tomada após a rede RASFF informar que o lote importado continha esse material estranho, representando um risco à saúde dos consumidores.
Com a suspensão da comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo desse lote, a Anvisa visa garantir a segurança dos consumidores e evitar possíveis danos à saúde causados pela ingestão do molho de tomate contaminado. É fundamental que os consumidores estejam atentos aos lotes e marcas mencionados pela Anvisa para evitar problemas de saúde decorrentes do consumo desses produtos.
A presença de pedaços de vidro em alimentos representa um risco grave à saúde, podendo causar cortes na boca, garganta e no sistema digestivo, além de problemas sérios se ingeridos. Por isso, é essencial que os consumidores estejam atentos a possíveis recalls de produtos e sigam as orientações das autoridades sanitárias para evitar qualquer tipo de contaminação ou intoxicação alimentar.
Suplemento Neovite Visão: lote suspenso por irregularidades
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o recolhimento do lote suspenso do suplemento Neovite Visão, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb), devido a irregularidades identificadas. Os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072 tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo proibidos após a empresa realizar um recolhimento voluntário.
De acordo com a Anvisa, os lotes em questão foram fabricados com um ingrediente não autorizado em suplementos alimentares, o Capsicum annuum L. (fruto da páprica), utilizado como fonte de zeaxantina. Além disso, a quantidade de Caramelo IV (caramelo processo sulfito-amônia) nos produtos estava acima do limite permitido, o que levou à suspensão da comercialização dos lotes.
A empresa Ervas Brasil Indústria Ltda. também teve seus produtos alvo de ação de fiscalização sanitária. Os suplementos de Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e o Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil não estão mais autorizados para comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo. A Anvisa ressaltou que a empresa não possui licença sanitária nem alvará de funcionamento, além de utilizar ingredientes não autorizados e fazer divulgação irregular dos produtos, com falsas indicações terapêuticas, sem comprovação científica.
Ervas Brasil: produtos apreendidos por falta de licença e ingredientes não autorizados
A Anvisa também emitiu um alerta em relação aos produtos da empresa Ervas Brasil Indústria Ltda. Os suplementos de Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e o Suplemento Alimentar Colesterol Ervas Brasil foram alvo de uma ação de fiscalização sanitária e estão sendo apreendidos. De acordo com a Agência, a empresa não possui licença sanitária e nem alvará de funcionamento, o que já configura uma irregularidade grave.
Além disso, foi identificado que os produtos da Ervas Brasil utilizaram ingredientes não autorizados em alimentos. A Anvisa ressaltou que a empresa fez uma divulgação irregular dos produtos, com falsas indicações terapêuticas, associando o seu uso a benefícios funcionais e de saúde, sem comprovação científica. Essas práticas são consideradas inadequadas e representam um risco para a saúde dos consumidores.
Diante disso, os produtos da Ervas Brasil estão proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados, divulgados e consumidos. A Anvisa destaca a importância de os consumidores estarem atentos às informações sobre os produtos que consomem, verificando sempre a regularidade da empresa fabricante e a composição dos suplementos alimentares antes de adquiri-los.






