Ranking de reclamações em Uberlândia: Bancos e empresas de telecomunicações lideram

Este artigo aborda ranking de reclamações em uberlândia: bancos e empresas de telecomunicações lideram de forma detalhada e completa, explorando os principais aspectos relacionados ao tema.

Ranking Anual de Reclamações

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia divulgou o Ranking Anual de Reclamações dos estabelecimentos da cidade, apontando os bancos como os líderes em queixas. De acordo com o relatório de 2025, foram registradas 20.998 reclamações ao longo do ano, sendo cerca de 50% delas direcionadas às instituições financeiras.

Além dos bancos, as empresas de telecomunicações também figuram entre as principais reclamações levantadas pelo Procon. Em resposta às informações divulgadas, a Algar Telecom afirmou que investe constantemente em melhorias para proporcionar a melhor experiência ao consumidor, enquanto a Caixa Econômica Federal destacou o foco na melhoria dos processos para garantir eficiência no atendimento. As demais empresas citadas ainda não se pronunciaram sobre as queixas recebidas.

O Procon Uberlândia ressaltou que a divulgação do ranking tem o propósito de promover transparência nas relações de consumo, orientar os consumidores sobre o desempenho das empresas e incentivar os fornecedores a aprimorarem seus serviços e canais de atendimento. Os consumidores que se sentirem prejudicados são orientados a formalizar suas reclamações pelos canais oficiais do órgão, contribuindo para a identificação de padrões de insatisfação e busca por soluções eficazes.

Empresas mais Reclamadas

De acordo com o Ranking Anual de Reclamações divulgado pelo Procon de Uberlândia, os bancos e empresas de telecomunicações lideram a lista de estabelecimentos mais reclamados na cidade. No ano de 2025, foram registradas 20.998 reclamações, sendo que cerca de 50% delas são direcionadas às instituições financeiras. Além dos bancos, as empresas de telecomunicação também aparecem com frequência nos dados levantados pelo Procon.

Ao ser questionada pelo g1, a Algar Telecom informou que investe constantemente em melhorias para proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Já a Caixa Econômica Federal destacou que mantém um foco contínuo na melhoria dos processos para garantir eficiência no atendimento. No entanto, as demais empresas citadas no relatório ainda não se pronunciaram sobre as reclamações feitas.

O Procon Uberlândia ressaltou que a divulgação do ranking tem como objetivo promover transparência nas relações de consumo, orientar os consumidores sobre o desempenho das empresas e incentivar os fornecedores a aprimorarem seus serviços e canais de atendimento. Consumidores insatisfeitos são orientados a formalizar suas reclamações pelos canais oficiais do órgão, visando a identificação de padrões de insatisfação e a busca por soluções eficazes.

Como Fazer Reclamações

Para fazer reclamações em Uberlândia, o Procon recomenda que os consumidores utilizem os canais oficiais disponibilizados pelo órgão. Uma das formas é presencialmente, na sede do Procon localizada na Avenida Benjamin Magalhães, nº 3, no Bairro Tibery. Além disso, o Procon Móvel, uma van itinerante, também é uma opção para registrar reclamações, com sua programação divulgada semanalmente.

Outra alternativa é a plataforma online, onde os consumidores podem abrir reclamações, fazer denúncias e até mesmo negociar dívidas. Para iniciar um procedimento, é necessário apresentar cópias dos documentos pessoais, contratos firmados com as empresas, comprovantes de aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas. Além disso, o Fale Procon, através do telefone 151, está disponível para tirar dúvidas, oferecer orientações, fornecer informações sobre o andamento da solicitação e agendar atendimentos. O horário de funcionamento do Procon é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Canais de Atendimento do Procon Uberlândia

O Procon Uberlândia é responsável por divulgar o Ranking Anual de Reclamações dos estabelecimentos da cidade, promovendo maior transparência nas relações de consumo. O objetivo é orientar os consumidores sobre o desempenho das empresas e incentivar os fornecedores a aprimorarem seus serviços e canais de atendimento.

Para formalizar reclamações, os consumidores devem utilizar os canais oficiais do órgão. O Procon Uberlândia disponibiliza atendimento presencial em sua sede, localizada na Avenida Benjamin Magalhães, nº 3, no Bairro Tibery. Além disso, uma van itinerante, conhecida como Procon Móvel, tem programação divulgada semanalmente para atendimento em diferentes locais da cidade.

Outra opção é utilizar a plataforma online do Procon, onde é possível abrir reclamações, fazer denúncias e até mesmo negociar dívidas. Para iniciar um procedimento, é necessário apresentar cópias dos documentos pessoais, contratos firmados, comprovantes de aquisição de bens e números de protocolo de reclamações junto às empresas. O órgão também oferece o Fale Procon, através do telefone 151, para tirar dúvidas, obter orientações e informações sobre solicitações em andamento, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: https://g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *